Melhor que a encomenda: sonda do Japão sobrevive a 3 noites lunares

Surpreendendo todas as expectativas, a sonda do Japão SLIM sobreviveu a sua 3ª noite lunar. As informações são da agência espacial japonesa, a Jaxa.

Além de confirmar que o equipamento sobreviveu, a agência ainda recebeu, nesta quarta-feira (24), uma imagem do dispositivo.

A noite lunar dura duas semanas, e tem temperaturas abaixo de -170°C. A agência planejou a missão para durar apenas uma noite lunar – o que dá em torno de duas semanas –, mas o equipamento já sobrevive a três meses na Lua.

A Jaxa disse que as principais funções da sonda ainda estão funcionando. Em uma publicação no X (antigo Twitter), a agência compartilhou a imagem recebida pela SLIM.

“A imagem foi tirada na primeira fase da lua após a noite ter passado. Então, a imagem é geral brilhante e as sombras são muito curtas”, explicou a agência.

Foto compartilhada pela Jaxa. Imagem: X/Reprodução

A SLIM não carrega sistemas de aquecimento. Por isso, esperava-se que o frio intenso da noite lunar acabasse inutilizando seus componentes.

A SLIM (sigla para Smart Lander for Investigating Moon) é a primeira sonda japonesa a pousar na Lua. Sendo assim, o Japão é o quinto país a realizar o feito, depois de Estados Unidos, União Soviética, China e Índia.

A sonda foi lançada em dezembro de 2023, a bordo de um foguete Epsilon, e tinha como objetivo testar uma nova tecnologia de pouso de precisão, além de estudar a geologia lunar.

Histórico da SLIM, a sonda do Japão

A sonda pousou com sucesso no dia 20 de janeiro, a apenas 55 metros do alvo inicial, uma pequena cratera chamada Shioli, no sul do equador lunar.

No entanto, logo após o pouso, a sonda tombou e seus painéis solares ficaram em um ângulo inadequado para receber a luz solar. A sonda ficou sem energia e entrou em modo de hibernação.

A sonda também ejetou dois mini-rovers, chamados Lev-1 e Lev-2, que deveriam explorar a região e analisar as rochas lunares. No entanto, os rovers também ficaram sem energia e não conseguiram se mover. Um deles, o Lev-2, conseguiu fotografar a sonda SLIM de cabeça para baixo, antes de desligar.

O estudo da sonda SLIM é importante para o avanço da exploração lunar. O equipamento demonstrou que é possível pousar com precisão em locais específicos da Lua, o que pode facilitar futuras missões científicas e comerciais.

The post Melhor que a encomenda: sonda do Japão sobrevive a 3 noites lunares appeared first on Giz Brasil.

Publicado por Thiago Dutra Diniz

31 Anos, Cursei Biomedicina em Salvador. Católico Apostólico Romano. Amante de viagens, gosto de conhecer novos lugares, gosto de cozinhar e tomar cerveja aos fins de semana.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora