Purificadores de água enviados para o RS usam tecnologia brasileira

Na última quarta-feira (8), uma doação de 220 purificadores de água PW5660 chegou ao RS (Rio Grande do Sul) — que está enfrentando os efeitos severos de uma crise climática. A tecnologia de filtragem utilizada pelo equipamento foi desenvolvida por uma parceria de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) com a startup PWTech.

Cada equipamento que utiliza a tecnologia brasileira consegue filtrar cerca de 50 mil litros de água por dia, tornando-a potável. No total, somando a capacidade de todos os aparelhos entregues, será possível produzir mais de um milhão de litros de água potável por dia.

De acordo com a primeira-dama, Janja Lula Silva, a doação aconteceu devido à uma parceria entre o influenciador Felipe Neto e o prefeito de Araraquara/SP, Edinho Silva (PT). Veja a postagem:

https://platform.twitter.com/widgets.js

Como funciona a tecnologia brasileira

O processo de purificação de água do PW5660 utiliza a lógica de dialisadores de hospitais, aqueles usados em sessões de hemodiálise — o processo de filtração de impurezas do sangue feito em pacientes com problemas nos rins.

“Se você filtra o sangue e a pessoa não morre, logicamente que esse filtro vai filtrar a água. Então, a gente adaptou ele para a filtragem de água e ele é uma barreira física para vírus e bactérias. Seja ele qual for, não passa pela membrana de diálise. Daí sai uma água dentro das características de água potável, segundo o Ministério da Saúde, para fontes não alternativas de água”, explicou Fernando Marcos Silva, CEO e um dos fundadores da PWTech, ao Terra.

Na prática, a filtração ocorre da mesma maneira que em uma estação de tratamento de água. A primeira etapa consiste em passar o líquido por um clorador, e, em seguida, por dois níveis de filtro particulado. 

Por fim, a água passa por uma membrana de ultrafiltração, que é o filtro usado em máquinas de diálise. Todas as etapas garantem a qualidade final: uma água potável, sem vírus e bactérias. Além disso, o processo também reduz até 99,5% de partículas finas de sólidos suspensos no líquido, substâncias que deixam a água turva.

Assim, o purificador pode tanto transformar águas contaminadas de rios, lagos e poços do estado do RS em água potável. O equipamento também pode ser utilizado para tratar água da chuva, a fim de que se torne própria para consumo humano.

Para facilitar seu uso em situações de emergência, quando são necessários, e em comunidades carentes e de difícil acesso, os purificadores de água são portáveis. Além disso, são aparelhos bivolt, que podem funcionar à base de energia elétrica, produzida por meio solar fotovoltaico ou gerador automotivo.

De acordo com os desenvolvedores, além da energia, a única necessidade para operar o purificador é um recipiente para depositar a água potável após o tratamento.

Impacto mundial

Com o produto, a empresa venceu licitações internacionais da ONU (Organização das Nações Unidas). Dessa forma, o purificador de água com tecnologia brasileira está trabalhando para auxiliar pessoas em ações humanitárias mundo afora.

A empresa não vende o purificador para o consumidor final. Por isso, apenas instituições governamentais e empresas podem utilizá-lo. O envio é feito pelo Unops (Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos).

Até agora, o purificador de água atua em 20 países, entre eles Ucrânia, Haiti, Síria, Líbia e Gaza.

No Brasil, além do RS, o aparelho que purifica a água também opera na aldeia Taracoa, do povo Yanomami, no Amazonas, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e deve chegar a escolas na região de Macaé, no Rio de Janeiro.

The post Purificadores de água enviados para o RS usam tecnologia brasileira appeared first on Giz Brasil.

Publicado por Thiago Dutra Diniz

31 Anos, Cursei Biomedicina em Salvador. Católico Apostólico Romano. Amante de viagens, gosto de conhecer novos lugares, gosto de cozinhar e tomar cerveja aos fins de semana.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora