Dia Mundial do Café levanta a questão: quanto se pode beber por dia?

Além do futebol, o Brasil tem outra paixão nacional: o café. O amor pela bebida aqui e em todo o mundo é tão grande que existe até um dia exclusivamente dedicado ao grão. O Dia Mundial do Café é comemorado neste domingo, dia 14 de abril.

Mas, afinal de contas, quanta cafeína é segura para o corpo humano? Essa é uma pergunta comum, especialmente para os amantes de café. Afinal, o café é uma bebida adorada por muitos, mas também tem suas controvérsias.

Como tudo na vida, o excesso pode ser prejudicial. Abusar do café pode levar a efeitos colaterais indesejados, como insônia, nervosismo, agitação e irritabilidade.

Além disso, o café pode causar arritmia em algumas pessoas predispostas a desenvolver hipertensão. E, atenção gestantes: o consumo excessivo de café pode afetar a formação cerebral do feto.

Quantidade segura

A dose diária de cafeína varia de pessoa para pessoa. Porém, aqui estão algumas diretrizes gerais:

  • Adultos saudáveis com cerca de 70 kg podem consumir de 300 a 400 miligramas de cafeína diariamente. Isso equivale a aproximadamente 4 xícaras de café coado.
  • Crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes devem limitar-se a 100 miligramas de cafeína, o que equivale a cerca de 1 xícara de café coado.
  • Gestantes e lactantes podem consumir até 200 miligramas de cafeína, o que corresponde a cerca de 2 xícaras de café coado. Pessoas sensíveis à cafeína devem limitar-se a 100 a 200 miligramas.

Importante lembrar que o café expresso tem o triplo da cafeína do café coado. Portanto, ao calcular quantas xícaras tomar, leve isso em consideração. Por exemplo:

  • 125 ml (meia xícara) de café coado contém 85 mg de cafeína.
  • Apenas 30 ml de café expresso contêm 60 mg de cafeína.

Além disso, a cafeína não está presente apenas no café. Ela também é encontrada no cacau, no guaraná e em alguns chás.

Portanto, considere tudo o que você consome em 24 horas, como chocolate, achocolatado, refrigerante à base de guaraná ou cola e chá.

Benefícios do café

O consumo da bebida não é feito apenas de malefícios. Estudos recentes mostraram que ele pode proteger a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. Ele também pode melhorar o foco, a concentração e até mesmo o desempenho atlético.

Pesquisadores do American College of Cardiology, uma associação médica sem fins lucrativos, desenvolveram não uma, mas três pesquisas que apontam para o benefício da bebida para o coração.

Os pesquisadores explicam que é comum associar o café apenas à cafeína, mas ele não se resume a isso. Seus grãos possuem mais de 100 compostos biologicamente ativos que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, melhoram a sensibilidade à insulina, aumentam o metabolismo, entre outras vantagens.

The post Dia Mundial do Café levanta a questão: quanto se pode beber por dia? appeared first on Giz Brasil.

Publicado por Thiago Dutra Diniz

31 Anos, Cursei Biomedicina em Salvador. Católico Apostólico Romano. Amante de viagens, gosto de conhecer novos lugares, gosto de cozinhar e tomar cerveja aos fins de semana.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora