Asteroide do tamanho de um carro sobrevoou o Brasil nesta 5ª

O asteroide 2024 GJ2 — que tem o tamanho aproximado de um carro — passou por cima do Brasil nesta quinta-feira (11). A rocha espacial sobrevoou o nosso planeta a uma distância mínima de 19,3 mil quilômetros da Terra — o que é considerado muito perto. A título de comparação, satélites de telecomunicação estão situados a cerca de 36 mil quilômetros de altitude.

De acordo com a ESA (Agência Espacial Europeia), o asteroide teria queimado na atmosfera da Terra caso sua órbita cruzasse diretamente a nossa. Ele tem entre 2,3 e 5 metros de largura e passou a uma velocidade de 14,4 km/s — cerca de 14 vezes mais rápido que a bala de um revólver.

A máxima aproximação ocorreu às 15h28 (horário de Brasília), quando o asteroide sobrevoava um ponto sobre o Oceano Pacífico, próximo da Austrália (o quadrado branco na imagem abaixo):

Em vermelho, a trajetória do asteroide passando por cima do Brasil. Imagem: ESA/Reprodução

O astro foi descoberto na último dia 9. Porém, após calcular a sua órbita, os astrônomos descobriram que o mesmo asteroide já tinha feito outros encontros com a Terra — o último deles em 2016, quando passou a uma distância (segura) de 14 milhões de km do nosso planeta.

O próximo ocorrerá em 2035, mas também com uma boa distância — de pelo menos 12,7 milhões de km, de acordo com os dados do Centro de Coordenação de Objetos Próximos à Terra da ESA. Um encontro mais próximo ocorrerá apenas em 2102, quando ele deve se aproximar a quase mesma distância que a Lua está da Terra.

Queda de asteroide na Alemanha

Astrônomos monitoram regularmente asteroides cujas trajetórias se aproximam da Terra. A ideia é prever quais podem representar algum tipo de risco de impacto no planeta, para talvez desviar sua rota.

Por exemplo, em janeiro deste ano, pesquisadores da NASA conseguiram prever a queda do asteroide 2024 BX1 sobre a Alemanha. Isso marcou um avanço significativo na defesa planetária. Para isso, a agência espacial usou o Sistema de Avaliação de Impacto Scout, a fim de prever quando e onde ocorreria a queda do objeto.

Cientistas descobriram que o asteroide iria colidir apenas 95 minutos antes de atingir a atmosfera terrestre. Felizmente, a massa, com cerca de 1 metro de tamanho, desintegrou-se quase totalmente de forma inofensiva na atmosfera. Aliás, alguns meteoritos foram encontrados na Alemanha.

Embora a NASA monitore objetos próximos à Terra de todos os tamanhos, sua responsabilidade principal, é detectar e rastrear objetos de 140 metros ou maiores, que poderiam causar danos significativos. A NASA cataloga atualmente quase 35 mil asteroides próximos da Terra até o momento, embora muito poucos deles representem uma real ameaça ao planeta.

The post Asteroide do tamanho de um carro sobrevoou o Brasil nesta 5ª appeared first on Giz Brasil.

Publicado por Thiago Dutra Diniz

31 Anos, Cursei Biomedicina em Salvador. Católico Apostólico Romano. Amante de viagens, gosto de conhecer novos lugares, gosto de cozinhar e tomar cerveja aos fins de semana.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora