Ozempic natural? Saiba o veredito da Harvard sobre a berberina

A demanda pelo Ozempic segue em alta. Mas paralelamente à procura pelo inovador (e caro) remédio, a quantidade de alternativas vem aumentando a cada dia, como é o caso da berberina, a “versão natural” do Ozempic. Isso gerou até repercussão no meio acadêmico, como é o caso da análise feita por especialistas da Universidade Harvard (EUA) — veja abaixo.

A berberina gerou popularidade entre muitos TikTokers e o termo “Ozempic Natural” bombou nos últimos meses. “Ozempic de Pobre” e “Ozempic Natural” foram duas das principais buscas relacionadas ao Ozempic em março, segundo o Google.

Essa procura recente pela berberina é um reflexo da necessidade por alternativas mais acessíveis, já que o Ozempic é bastante caro e exige receita médica. Ela é um composto químico natural extraído de plantas da família Berberidácea. Geralmente, as farmácias vendem a berberina como suplemento alimentar em cápsulas, mas seu uso ocorre há mais de dois mil anos, especialmente na China.

Recentemente, pesquisas revelaram que a berberina pode ser usada para tratar a hipertensão e a resistência à insulina.

No entanto, a berberina é bem diferente da semaglutida, o princípio ativo do Ozempic. Especialistas afirmam que, embora existam provas de que berberina gere efeitos metabólicos no corpo humano, não há consenso sobre a relação direta com a perda de peso.

 Harvard alerta sobre uso do Ozempic natural

A comparação entre a berberina e o Ozempic surgiu, possivelmente, de estudos que apontam o papel do ‘Ozempic natural’ no emagrecimento, mas que usaram poucos dados e sem testes clínicos em grande escala.

Mesmo assim, a popularidade da berberina chegou ao ápice, com muitos criadores citando o composto como alternativa natural ao Ozempic, preocupando especialistas.

@cuidese99

Dr. Renan Botelho – Fitoterapico que ajuda no emagrecimento, no metabolismo, na resistência insulínica, regular níveis de glicose e até diminuir o apetite. #drrenanbotelho #suplementos #cuidese #saude #curanatural #vitamin #vitamina #estudocientifico #supplements #takecare #healthy #naturalcures #scientificstudy #berberine #apetitedescontrolado #emagrecimento #metabolismo #resistenciaainsulina #glicose #reduzoapetite #reduzcolesterol

♬ som original – CUIDE-SE

https://www.tiktok.com/embed.js

Toni Golen, médica e editora da revista de saúde de Harvard, alerta sobre os riscos da desinformação sobre a berberina, como o rótulo de “Ozempic Natural”.

Segundo Golen, a berberina não promove perda de peso e pode alterar a maneira como o fígado absorve medicações. Entre os efeitos colaterais, diarreia, constipação e gases são comuns.

É nesse sentido que a médica de Harvard alerta sobre a desinformação da berberina como ‘Ozempic Natural’. “Esse é um dos motivos pelos quais devemos ser céticos em relação às recomendações de saúde nas redes sociais, já que a berberina pode causar efeitos colaterais desagradáveis e até mesmo nocivos”, alerta Golen.

Assine a newsletter do Giz Brasil

The post Ozempic natural? Saiba o veredito da Harvard sobre a berberina appeared first on Giz Brasil.

Publicado por Thiago Dutra Diniz

31 Anos, Cursei Biomedicina em Salvador. Católico Apostólico Romano. Amante de viagens, gosto de conhecer novos lugares, gosto de cozinhar e tomar cerveja aos fins de semana.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora