IA vai ajudar a encontrar companhia para planta “mais solitária” do mundo

Cientistas contam com a ajuda da IA (Inteligência Artificial) para encontrar companhia para planta mais solitária do mundo. A planta em questão é da espécie Encephalartos woodii, considerada extinta. Atualmente, todos os membros existentes são clones machos, impossibilitando, portanto, a reprodução natural.

A única planta conhecida da Encephalartos woodii foi descoberta em 1895, na África do Sul, por John Medley Wood, que batizou espécie. Nas décadas seguintes, cientistas removeram os caules e os ramos e cultivaram essas plantas em jardins.

Em 1916, as autoridades da África do Sul removeram a planta da natureza, colocando em um espaço de proteção, tornando-a uma espécie extinta na natureza.

Agora, um projeto de pesquisa da britânica Universidade de Southampton está usando a IA para vasculhar milhares de quilômetros da floresta Ngoye, na África do Sul, para achar uma companheira para a planta mais solitária do mundo. 

Drones e IA

Laura Cinti, uma das pesquisadoras da Universidade de Southampton, lidera o estudo. Este é o primeiro projeto a usar drones e IA para encontrar uma fêmea dessa espécie de plantas. Cinti diz que a história da E. woodi a inspirou, pois é similar a “um romance de conto de fadas”.

“Espero que haja uma fêmea por aí em algum lugar, afinal de contas, em algum momento da história, já houve. Seria incrível trazer de volta o processo de reprodução natural para esta planta, hoje tão perto da extinção”, diz a pesquisadora.

De acordo com o estudo, a IA analisa as imagens da floresta capturadas por drones. A IA funciona por um algoritmo de reconhecimento de imagem para identificar as plantas por suas formas. “Geramos imagens de plantas e as colocamos em diferentes ambientes ecológicos para treinar o reconhecimento da IA”, afirma Cinti.

É a primeira vez que um estudo vai explorar essa floresta para determinar a existência de uma fêmea da espécie de planta Encephalartos woodii. Porém, vale ressaltar que, até o último domingo (16), drones mapearam somente 2% da área.

The post IA vai ajudar a encontrar companhia para planta “mais solitária” do mundo appeared first on Giz Brasil.

Publicado por Thiago Dutra Diniz

31 Anos, Cursei Biomedicina em Salvador. Católico Apostólico Romano. Amante de viagens, gosto de conhecer novos lugares, gosto de cozinhar e tomar cerveja aos fins de semana.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora