Simulação ou emergência: o que aconteceu no alerta médico na ISS?

Nesta quarta-feira (12), as redes sociais especularam sobre uma possível emergência a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional). Isso ocorreu após a NASA transmitir um alerta médico em uma live no YouTube.

Na transmissão, uma médica pede para a tripulação da ISS “checar o pulso” de um astronauta novamente antes de colocá-lo em um traje cheio de oxigênio. A médica dá instruções sobre como tratar um astronauta com doença de descompressão. Além disso, ela sugere um hospital na Espanha que atende a emergências para tratamento hiperbárico de astronautas que voltaram à Terra por pouso na água. Ouça:

Contudo, apesar do realismo, o áudio era uma simulação de uma situação na ISS feita na Terra e que a NASA transmitiu acidentalmente. Em uma publicação no perfil da ISS no X (antigo Twitter), a NASA revelou que não havia nenhuma emergência a bordo da Estação Espacial Internacional.

https://platform.twitter.com/widgets.js

“Aproximadamente às 19h28, na quarta-feira, a NASA transmitiu um canal de áudio de uma simulação feita na Terra, indicando que um astronauta estava apresentando sintomas relacionados à doença da descompressão (DD)”, afirma a NASA.

Segundo a agência, a transmissão era uma simulação onde a tripulação e equipe da Terra realizavam exercícios para diferentes cenários, não sendo, portanto, uma emergência real na ISS.

Doença da descompressão

A doença da descompressão é um perigo real aos astronautas, pois, em órbita, principalmente em caminhadas espaciais. Nesse momento, os astronautas em trajes precisam passar por uma câmera de despressurização para conseguir acessar o espaço. Ao retornar à estação, os astronautas fecham a escotilha, repressurizando a trava de ar e abrindo uma escotilha interna quando atingirem o equilíbrio de pressão.

Sintomas da doença da descompressão incluem dores nas juntas e nos músculos, fraqueza, fatiga, e paralisias que podem causar a morte.

Portanto, a NASA ressaltou que não houve nenhuma parte da simulação que fosse real, nem emergência ou alerta médico com a tripulação na ISS. Aliás, a tripulação atual, incluindo três cosmonautas russos e seis astronautas da NASA – sendo dois desses os que chegaram a bordo da nave da Boeing –, não estava nem acordada, segundo a NASA.

Assine a newsletter do Giz Brasil

The post Simulação ou emergência: o que aconteceu no alerta médico na ISS? appeared first on Giz Brasil.

Publicado por Thiago Dutra Diniz

31 Anos, Cursei Biomedicina em Salvador. Católico Apostólico Romano. Amante de viagens, gosto de conhecer novos lugares, gosto de cozinhar e tomar cerveja aos fins de semana.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora