Peixe gigante raro aparece nos EUA e desafia teoria de cientistas

Um raro e enorme peixe, que muitos cientistas afirmavam habitar apenas nas águas do hemisfério sul, apareceu em uma praia em Oregon, nos EUA, contrariando a teoria dos biólogos.

O peixe de 2,2 metros apareceu na praia no última dia 2 de junho e é uma subespécie do Peixe-lua, o Mola tecta, segundo o Seaside Aquarium. Até a última sexta-feira (7), o peixe gigante ainda estava na praia. Ele pode continuar lá por algumas semanas, já que é muito difícil perfurar sua pele para movê-lo.

Peixe-lua encontrado nos EUA. Imagem: Seaside Aquarium

Ainda de acordo com o Seaside Aquarium, o barulho nas redes sociais, após a divulgação das fotos, fez com que muitas pessoas fossem conferir pessoalmente esse raro e enorme peixe.

Além disso, a aparição desse peixe raro voltou a desafiar a teoria sobre o habitat do Mola tecta. Em 2019, um Peixe-lua Mola tecta apareceu nas prais da Califórnia, mas essa aparição mais recente nos EUA reacendeu o debate.

A cientista Mariann Nyegaard, que descobriu a espécie em 2017, entrou em contato com o Seaside Aquarium. Ela confirmou que o peixe gigante encontrado nos EUA era, de fato, um Mola tecta. Ele é ainda mais raro que a espécie comum do Peixe-Lua, o Mola mola. Após receber amostras genéticas do peixe, Nyegaard concluiu que esse pode ser o maior da espécie. 

“Tecta” significa “escondido” em latim. O nome foi escolhido por Nyegaard após observar que a espécie se misturava entre outras espécies do Peixe-lua. Ele foi descoberto apenas recentemente, em uma praia na Nova Zelândia.

The post Peixe gigante raro aparece nos EUA e desafia teoria de cientistas appeared first on Giz Brasil.

Publicado por Thiago Dutra Diniz

31 Anos, Cursei Biomedicina em Salvador. Católico Apostólico Romano. Amante de viagens, gosto de conhecer novos lugares, gosto de cozinhar e tomar cerveja aos fins de semana.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora