Boeing finalmente consegue atracar sua nave na ISS

Após uma verdadeira novela de atrasos por problemas com o sistema de propulsão, os dois primeiros astronautas transportados a bordo da Starliner, a nave espacial da companhia aeronáutica americana Boeing, entraram nesta quinta-feira (6) na ISS (Estação Espacial Internacional).

“Que ótimo lugar para se estar, é maravilhoso estar de volta aqui”, disse Butch Wilmore, astronauta da agência espacial NASA. Wilmore, de 61 anos, junto com Suni Williams, de 58, realizam suas terceiras visitas à ISS.

Há dez anos, a agência espacial norte-americana encomendou dois novos veículos (da Boeing e da SpaceX) para transportar seus astronautas à ISS. Após decolar da Flórida na quarta, a nave se aproximou suavemente da ISS nesta quinta, voando a cerca de 400 km sobre a Terra e a uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h.

Confira o vídeo em que mostra o lançamento, a acoplagem na ISS e a entrada dos astronautas no laboratório orbital.

Como foi a acoplagem da nave da Boeing

A atracação aconteceu às 14h34 (horário de Brasília). Porém, ela ocorreu cerca de uma hora e 20 minutos depois do horário inicialmente previsto, às 13h15, de acordo a NASA.

Isso porque a nave da Boeing não pôde realizar a manobra de acoplagem quando faltavam menos de 250 metros para a ISS, já que não recebeu autorização de aproximação por problemas em seus propulsores.

Cinco desses pequenos propulsores, de um total de 28, falharam em algum momento, explicou um comentarista durante a transmissão ao vivo da NASA.

Finalmente, conseguiram colocar quatro em funcionamento, o que proporcionou o número necessário para a operação. Esses propulsores servem para realizar pequenos ajustes de trajetória da nave.

Boeing entra para a história espacial

Os astronautas Wilmore e Williams se juntaram às sete pessoas que já estavam na ISS. Eles passarão aproximadamente uma semana no laboratório orbital, antes de retornarem à Terra dentro da Starliner. Com isso, a Starliner se torna o sexto modelo de nave espacial construído nos Estados Unidos a transportar astronautas da NASA.

A missão era aguardada há anos e representa um grande desafio para Boeing e a NASA. Isso porque a agência busca certificar a companhia como um segundo operador comercial para transportar suas tripulações à ISS.

Contudo, o programa da famosa fabricante de aviões enfrentou anos de adiamentos e adversidades. A SpaceX, sua concorrente de propriedade do magnata Elon Musk, por sua vez, tem desempenhado o papel de táxi espacial para a ISS há quatro anos.

Nesta semana, inclusive, conseguiu realizar o feito inédito de conseguiu pousar de forma suave a Starship no Oceano Índico. A Starship é uma peça central na visão de Musk para tornar a humanidade multiplanetária.

The post Boeing finalmente consegue atracar sua nave na ISS appeared first on Giz Brasil.

Publicado por Thiago Dutra Diniz

31 Anos, Cursei Biomedicina em Salvador. Católico Apostólico Romano. Amante de viagens, gosto de conhecer novos lugares, gosto de cozinhar e tomar cerveja aos fins de semana.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora